Se divirta em Fortaleza – Teatro José de Alencar

Continuando nossa série de posts sobre o que você pode fazer para se divertir em Fortaleza te apresentamos o belíssimo Teatro José de Alencar. Como você viu nesse post do museu da Fotografia, espaços culturais também são o forte da capital cearense. Conheça a seguir um pouco mais sobre esse reduto da arte que fica localizado no centro da cidade.

O Teatro José de Alencar é referência artística e turística em todo o país e desempenha um papel importante na vida cultural cearense. No espaço existe uma seleta programação cênica do estado, além de diversas atividades de âmbitos socioculturais. Ele ainda é referência arquitetônica e foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O nome do teatro foi escolhido em homenagem ao escritor José de Alencar, autor de renomados romances brasileiros.

O espaço foi fundando em 1910 e ocupa uma área construída de 3.800m². Passou por algumas reformas aos longos dos anos e ganhou espaços anexos. Sua fachada principal é em estilo “art noveau”, formado por um arco vedado em vidro. Na lateral existe um jardim projetado por Burle Marx que acrescenta ainda mais beleza ao local. Sua estrutura é grandiosa e a sua sala maior de espetáculos conta com um espaço para 750 pessoas divididos em três andares com uma decoração deslumbrante. O auditório tem capacidade para 120 pessoas onde acontecem peças ao ar livre com uma iluminação natural. Além de toda essa estrutura o teatro ainda abriga a Biblioteca Carlos Câmara e a Galeria Ramos Cotôco, dois espaços incríveis para quem quer conhecer inúmeros obras e artistas cearenses.

Dentro do teatro ocorrem peças e shows frequentemente. Também são lecionadas aulas de figurino, dança, iluminação e muito mais relacionado ao teatro.

Visitação
O Teatro José de Alencar fica no centro da cidade e é muito visitado por variados públicos. Se você deseja conhecer o local e é a sua primeira visita, indicamos que vá de durante o dia para observar melhor os detalhes estruturais do teatro e tirar fotos maravilhosas. O acesso é gratuito com exceção dos dias em que ocorrem espetáculos onde a programação é paga.

Quando vier a Fortaleza não deixe de conferir um espetáculo nas lindas salas do Teatro, você vai se encantar com a estrutura e com a programação.

Sobre Autor

client-photo-1
beachpointceara

Comentários

Deixe uma resposta